sábado, 20 de agosto de 2011

Como consultar a operadora de um número de celular

Veja como descobrir qual é a operadora de um número de celular. Uma dica pratica e fácil que ajuda você naqueles momentos difíceis, quando você só tem créditos para uma operadora, ou para economizar mais usando os seus bônus. Veja como descobrir e acabe com todos os seus problemas.

Para consultar a operadora de qualquer número, visite este site
 
Após abrir o site, coloque o número do telefone com o DDD.
 
Agora digite os caracteres que aparece ao lado no campo como esta na imagem abaixo, e clique em ‘Consultar‘.

Agora é só esperar a página atualizar, que ela irá lhe informar qual é a operadora do número que você indicou.

Torpedo pode desativar segurança de carros conectados à rede celular

Pesquisa é da empresa de segurança iSec Partners.
Desafio, na prática, é saber o número celular do carro atacado.


 

Don Bailey e Mathew Solnik, especialistas da empresa de segurança iSec Partners, demonstraram ataques capazes de violar a segurança de sistemas de alarme e GPS em carros “inteligentes” que operam conectados à rede celular. A pesquisa da dupla demonstra que uma mensagem SMS – ou torpedo – pode interferir com o sistema de alarme do carro e destravá-lo.

Sistemas de GPS podem permitir que os veículos sejam rastreados. O risco é ainda maior caso o GPS usado seja auxiliado pela rede de telefonia celular, uma tecnologia conhecida como A-GPS (GPS Assistido). Esses dispositivos estão conectados à rede celular e podem receber comandos ou conter vulnerabilidades no processamento dos SMS.

Na prática, o maior desafio de um ladrão seria saber qual é o número celular do carro que ele quer atacar. Não existe maneira simples de saber qual o número celular do veículo, mesmo que o automóvel esteja próximo. Embora existam alguns técnicas com base na interceptação do tráfego da rede celular, a realização do ataque em uma situação real é complexa.

“Ficamos tão empolgados para usar uma tecnologia que estamos adotando-a muito rápido sem passar no impacto na segurança”, afirmou Bailey à agência Associated Press.

Outros especialistas em segurança já alertaram sobre os problemas de segurança em carros. Sean Sullivan, da fabricante de antivírus finlandesa F-Secure, teorizou vários ataques possíveis em uma entrevista ao G1. Já o especialista Stefan Savage mostrou como seria possível burlar a segurança de um carro usando um arquivo MP3.

Consumidor: Celular com Defeito deverá ser trocado na hora


O Ministério da Justiça publicou nesta quarta-feira (23/6) uma nota técnica que determina a troca imediata de celulares com defeito. A norma é uma resposta a uma prática de mercado, pela qual o aparelho é levado a uma assistência técnica e o consumidor espera até 30 dias pelo conserto ou pela troca.

Segundo a nota, elaborada pelo Departamento de Proteção e Defesa

 do Consumidor daquele Ministério, o procedimento se justifica por

 causa do caráter essencial do serviço, e porque o aparelho se

 tornou
 um bem indispensável para o atendimento das necessidades do consumidor.
A nota determina que pessoas que compraram aparelho celular com defeito poderão procurar a loja em que o produto foi comprado (ou a operadora, se for o caso) e exigir a troca imediata. Se preferir, o consumidor poderá exigir abatimento do preço ou a devolução o valor pago, atualizado.
As empresas que não cumprirem a nova regra poderão ser multadas em até R$ 3 milhões.

Desbloqueie seus aparelhos da Claro pelo atendimento eletrônico

A operadora Claro demorou para colocar no ar a sua política de desbloqueio dos seus aparelhos, mas para compensar essa demora, a operadora lançou um método de desbloqueio de seus aparelhos através do seu atendimento eletrônico. Isso mesmo, se você possui um aparelho da Claro, seja cliente pós ou pré-pago, e precisa de um desbloqueio para o mesmo, é só ligar de qualquer celular ou telefone fixo para o número 1052 e seguir as instruções do atendimento eletrônico.
É de extrema importância que você possua informações sobre o seu aparelho, como o IMEI – um número de série único de 15 digitos numéricos, que é possível ser encontrado digitando a sequência *#06# no seu celular. Com o IMEI em mãos, é só ligar de outro aparelho para o número 1052 e seguir a opção “desbloqueio de aparelhos”, sempre ficando atendo aos próximos passos do atendimento eletrônico. Após isso é só acessar o site www.claro.com.br/desbloqueio e proceder com as instruções passadas pelo atendimento eletrônico.
Vale lembrar que também é possível desbloquear os aparelhos da Claro diretamente nas lojas próprias da operadora.

Chinês monta em 20 minutos o seu próprio iPad


Os chineses continuam mostrando que realmente fazem de tudo pelos produtos da Apple, depois de um jovem vender o seu rim para comprar um iPad 2 e a garota que ofereceu sua virgindade por um iPhone 4, agora é a vez de um jovem que decidiu fazer o seu próprio iPad.
Com peças de um computador comum o chinês Liu Xinying gravou um video mostrando o seu feito. O tablet feito pelo chinês roda Windows XP e é, basicamente, composto por peças de um laptop ligadas a uma tela touch screen para parecer um tablet.  E claro não faltou a maça. Assista abaixo:

Como efetuar o Hard Reset em aparelhos da HTC

Hard Reset é um procedimento que pode ser efetuado em praticamente TODOS os aparelho celulares, smartphones e PDAs. Seu principal objetivo é apagar toda a memória do seu aparelho, deixando-a como se fosse de fábrica.
O procedimento é geralmente é usado para restaurar aparelhos que sofreram algum tipo de problema com software (programa instalado incorretamente, programas instáveis, etc).
1° A HTC possui uma linha muito variada de aparelhos, aqui iremos mostrar o hard reset dos principais modelos comercializados aqui no Brasil, que são HTC Touch Diamond, HTC Touch Cruise, HTC Touch, HTC P3401, HTC P3301, HTC Touch Pro, HTC Touch Dual, HTC TyTN II, HTC P4351, HTC S621 e HTC S711 (alguns aparelhos não estão nas imagens de ajuda, porém é só fazer o procedimento padrão).
2° Vale lembrar que a empresa possui duas especificações para os seus aparelhos: Os smartphones e os Pocket PCs (que não deixam de ser um smartphone, mas é um jeito de eles diferenciarem os modelos dos seus aparelhos). Para efetuar o hard reset no seu aparelho, siga o modelo dele certinho que iremos informar com imagens.

SMARTPHONE

Touch Qtek 9100 procedimento HTC TyTN II HTC Touch Pro HTC Touch Dual HTC Touch Diamond HTC Touch Cruise HTC Touch HTC S621 HTC P4351 HTC P3401 HTC P3301 HTC Hard Reset formatação aparelhos
Para fazer o hard reset em smartphones da HTC não é nada difícil, primeiramente desligue seu aparelho e com ele já desligado aperte o botão power (indicado na imagem como 1) e logo antes de aparecer a tela de inicialização do seu smartphone aperte juntamente os botões de ação do seu aparelho (indicado na imagem como 2), que são indicados com tracinhos. Feito isso o smartphone mostrará uma mensagem em inglês dizendo para você confirmar se realmente deseja efetuar o hard reset, para confirmar aperte a tecla Send (indicado na imagem como 3) e pronto! Seu smartphone foi totalmente formatado e pronto para receber as novas configurações.

POCKET PC

Touch Qtek 9100 procedimento HTC TyTN II HTC Touch Pro HTC Touch Dual HTC Touch Diamond HTC Touch Cruise HTC Touch HTC S621 HTC P4351 HTC P3401 HTC P3301 HTC Hard Reset formatação aparelhos
Nos Pocket PCs o procedimento para efetuar o Hard Reset é um pouco mais complicado, porém não é necessário desligar o aparelho, pois os mesmos possuem um botão de reset que ajudam a executar os comandos e existem alguns modelos que fogem do padrão, mas iremos explicar também como fazer, portanto vamos lá.
Todos exceto HTC Touch e Qtek 9100 : Primeiramente aperte o botão de reset do seu aparelho (indicado na imagem como 1) logo em seguida – sem perder tempo –  já segure os botões de ação (indicados na imagem como 2) que são aqueles que possuem os traços, após isso irá aparecer uma mensagem em inglês na tela do aparelho para confirmar o hard reset, para confirmar aperte o botão Send (indicado na imagem como 3) e pronto, seu aparelho já estará formatado e voltará as configurações de fábrica.
Qtek 9100: Primeiramente aperte o botão de reset do seu aparelho (indicado na imagem como 1) logo em seguida – sem perder tempo –  já segure os botões COMM Manager e Talk (indicados na imagem como 2), após isso irá aparecer uma mensagem em inglês na tela do aparelho para confirmar o hard reset, para confirmar aperte o botão Send (indicado na imagem como 3) e pronto, seu aparelho já estará formatado e voltará as configurações de fábrica.
HTC Touch: Primeiramente aperte o botão de reset do seu aparelho (indicado na imagem como 1) logo em seguida – sem perder tempo –  já segure os botões Send (aquele usado para atender uma ligação) e Off (aquele usado para finalizar uma ligação), os botões estão indicados na imagem como 2, após isso irá aparecer uma mensagem em inglês na tela do aparelho para confirmar o hard reset, para confirmar aperte o botão central do aparelho (indicado na imagem como 3) e pronto, seu aparelho já estará formatado e voltará as configurações de fábrica.

Seu BlackBerry travou


A redefinição de um smartphone BlackBerry é um método de solução de problemas que desliga completamente e reinicia o software do smartphone BlackBerry do sistema operacional e aplicativos. É um primeiro passo útil se um smartphone BlackBerry está com hardware, software, ou problemas de rede sem fio.
Nota: A redefinição de um smartphone BlackBerry não exclui quaisquer configurações ou dados.
Existem duas opções para o reset: um hard reset e soft reset.
1) Um hard reset envolve fisicamente remover a bateria do smartphone e reinseri-la. Para realizar um hard reset, siga os seguintes passos:
  1. Remova a tampa da parte traseira do smartphone BlackBerry.
  2. Remova a bateria e insira-o novamente após alguns segundos.
  3. Substitua a tampa da bateria.
2) Um soft reset é uma combinação de três teclas que redefine o smartphone BlackBerry sem retirar a bateria. Ele só está disponível em modelos de smartphone BlackBerry com teclado QWERTY.
Não tente realizar um soft reset nos smartphones BlackBerry que estão equipados com a tecnologia SureType ® ou o touch screen SurePress ™, como o BlackBerry ® Pearl ™ Series, BlackBerry ® Pearl ™ Flip Series e smartphone BlackBerry ® Storm ™.
Para realizar um soft reset, siga os seguintes passos:
  1. Pressione e segure a tecla Alt no smartphone BlackBerry.
  2. Enquanto mantém pressionada a tecla Alt, pressione e segure a tecla Shift direita.
  3. Com ambos os botões ainda pressionados, pressione a tecla Delete Backspace /. A tela do smartphone BlackBerry desliga para indicar que o reset foi iniciado, e as chaves podem ser liberadas agora.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

coisas que você nunca pensou em fazer com o seu celular

 
Seu trabalho, lazer e até intimidade com o smartphone nunca mais serão os mesmos depois desta lista de aplicativos para Android e iPhone.

iPhone

SoundHound - Gratuito

Aplicativos de celular que detectam músicas não são nenhuma novidade. No entanto, também não deixam de ser indispensáveis naquelas horas em que uma música toca na rádio e não temos a mínima ideia de a qual banda ela pertence. Às vezes, pelo SoundHound, você consegue saber qual é a música apenas cantando a melodia para o aparelho. O aplicativo também está disponível para Android.
 

MagicPlan - Gratuito

A Apple certamente ficaria orgulhosa da inteligência dos desenvolvedores do MagicPlan. Nele, câmera, acelerômetro e giroscópio trabalham juntos para criar plantas arquitetônicas instantâneas. Bastam algumas fotos panorâmicas em 360º e alguns ajustes para se conseguir o traçado completo de uma construção.

Instagram - Gratuito

Os mais de 7 milhões de usuários confirmam: o Instagram é o máximo para incrementar as fotos recém-tiradas antes de publicá-las por aí na web. Com vários filtros, bordas e efeitos à disposição, o aplicativo ainda é uma rede social por si só, permitindo amizade e compartilhamento entre os fotógrafos.

Pimple Popper - Gratuito

Não, não estamos falando de nenhuma emissão radioativa capaz de estourar as espinhas do seu rosto. O Pimple Popper traz as erupções provocadas pelas glândulas sebáceas na pele humana para a tela do seu iPhone. Prepare os dedos e arrase no touchscreen: não dói nem suja nada.
 

MyVibe - Gratuito

Outro aplicativo “picante”. O MyVibe liga a função de vibração do iPhone até quando a bateria (sem duplo sentido aqui) do aparelho aguentar. Discreto, ele liga e desliga com um toque na tela. Os padrões e velocidades dos estímulos podem ser personalizados de diferentes maneiras e até salvos como favoritos. A companhia do aplicativo não custa nada.

Android

Cine Mobits - Gratuito

Cine Mobits é o mais completo guia de salas de cinema do Brasil. Integra as principais cidades, exibe a programação (com sinopse e trailer) e permite comprar ingressos diretamente pelo smartphone. Fora isso, ainda usa o GPS para mostrar endereços de cinemas próximos a você. Realmente, o aplicativo faz tudo para que você veja um bom filminho — só não compra a pipoca e o refrigerante.

Android

Cine Mobits - Gratuito

Cine Mobits é o mais completo guia de salas de cinema do Brasil. Integra as principais cidades, exibe a programação (com sinopse e trailer) e permite comprar ingressos diretamente pelo smartphone. Fora isso, ainda usa o GPS para mostrar endereços de cinemas próximos a você. Realmente, o aplicativo faz tudo para que você veja um bom filminho — só não compra a pipoca e o refrigerante.

Desbloquear celular – Faça você mesmo

Agora existe forma para que você mesma efetue o desbloqueio de seu celular. Com um programa gratuito e pelo código IMEI de seu celular ficou muito simples desbloquear Celular. O aplicativo calcula o código para o desbloqueio através do código IMEI de seu celular. Saiba como:

Como desbloquear Celular na Internet

• Faça o download do WorkUnlockCode, programa gratuito que permite desbloqueio de celulares, no entanto este é compatível apenas com alguns modelos de celulares, tais como: Siemens, Nokia, Panasonic, Samsung, Alcatel, Maxon, LG, NEC, AEG, Motorola, Vitel, Maxon.
• Ache através de seu aparelho celular o IMEI, digitando o seguinte código *#06#
• Selecione o fabricante, o modelo e digite o código IMEI do seu celular no programa que você baixou.
• Após tudo preenchido selecione “Calculate” e aparecerão alguns números e estes é que possibilitarão o desbloqueio do seu celular.
• De posse desses números, desligue o seu celular, retire o chip, ligue novamente e digite os códigos que o programa te forneceu da seguinte forma:
I. #pw+***************+1# se não der certo, utilize a opção
II. #pw+***************+7#

Dica para Desbloquear Celular

Dica: Antes de instalar o programa WorldUnlockCodes, crie um ponto de restauração do Windows, pois se o mesmo não funcionar ou não gostar do aplicativo, basta restaurar o sistema voltando ao inicio antes da instalação.

Tutorial passo a passo em português: Como instalar uma stock ROM limpa no Galaxy SII

Bem, pessoal, passada a empolgação da compra e do primeiro contato com o excelente Samsung Galaxy SII, chegou a hora de "brincarmos" com ele de uma forma um pouco mais séria. O que significa começar a customizá-lo de forma que fique com a nossa cara, e não a da operadora que nos vendeu. No meu caso, por exemplo, não sou cliente da TIM e, na verdade, não gosto nem um pouco dessa operadora. Então dá pra imaginar como me irrita esse logo deles aparecendo no meu aparelho todas as vezes que vou utilizá-lo... Para tirar isso daí vamos precisar de dois processos que requerem atenção, mas no fundo são muito simples. Primeiramente vamos instalar uma stock ROM no nosso aparelho, ou melhor entendido, uma ROM limpa, sem aquelas customizações chatas de operadora. Esse é o procedimento descrito neste tutorial, e é particularmente útil para quem comprou o Galaxy SII na operadora Claro e, portanto, está tendo que se ver com a falta de aplicativos essenciais do Google, que sequer aparecem no market por conta da operadora.
O segundo procedimento, que eu já DESCREVI AQUI, consiste em fazermos o ROOT do aparelho, ou seja, desbloqueá-lo para que possamos fazer algumas coisas legais, como overclock, underclock, entre outros.

Agora, antes de começarmos, uma advertência séria. Como eu disse, o procedimento é simples, mas requer muita, muita atenção de quem for realizá-lo. É preciso realmente saber o que se está fazendo, e só começar a seguir esse tutorial caso esteja 100% certo de que pode fazer o procedimento aqui descrito. Desde já deixo claro que não me responsabilizo por nenhum da no causado ao aparelho de quem seguir este tutorial. O mesmo foi retirado do fórum XDA-Developers e foi realizado por mim aqui sem nenhum contratempo, mas seguindo rigorosamente os passos que vou colocar a seguir. Repetindo para não sobrar dúvidas: não me responsabilizo por qualquer dano causado pelo seguimento deste tutorial. Portanto, caso decida-se a segui-lo, faça por sua inteira conta e risco!

Bem, feitas as devidas advertências, vamos ao que interessa. Para instalar uma ROM limpa no seu smartphone você vai precisar:

- do Galaxy S2 (óbvio...);
- do cabo de dados USB;
- dos seguintes softwares:
- a stock ROM que vamos instalar - DOWNLOAD- aplicativo Odin, que você vai usar no PC para instalar a ROM - DOWNLOAD
Já extraia a stock ROM e os arquivos do Odin para uma pasta na qual você saiba onde eles estarão. Isso vai facilitar o procedimento lá na frente. E é tudo. Vamos, agora, aos procedimentos passo a passo:

1. Certifique-se de que o USB Debugging do seu aparelho está habilitado. Para isso, vá em Configurações - Aplicativos - Desenvolvimento e marque a opção.

2. Desligue seu aparelho e o reinicie no download mode. Você entra neste modo mantendo pressionado, com o aparelho desligado, os botões volume down + home + power, até que apareça a seguinte tela:

2. Aperte volume up para continuar. Vai aparecer a mensagem "downloading..." na tela. Pronto, você está no download mode.

3. No PC, abra o aplicativo Odin. Clique em "PDA" e busque pelo arquivo da stock ROM que você extraiu lá atrás. Atenção para o fato de que o arquivo precisa estar com as extensões *.tar, *.md5, ou *.smd para o procedimento funcionar. Dê um duplo clique no arquivo. A tela do Odin deverá ficar assim:
 
ATENÇÃO: Apenas as opções "Auto reboot" e "F. Reset Time" devem estar marcadas, sob risco de brickar seu aparelho. A tela do Odin PRECISA estar exatamente como a imagem acima, neste ponto do processo. Por definição, quando você abre o aplicativo apenas estas duas opções estão marcadas, NÃO MARQUE MAIS NENHUMA, e CONFIRA se apenas estas duas estão marcadas.

4. Com o seu aparelho já em download mode, como o deixamos lá atrás, conecte-o ao PC com o cabo USB e aguarde pela instalação dos drivers. Quando o Odin tiver reconhecido o aparelho sua tela deverá ficar  com o espaço do ID:Com amarela, como na imagem abaixo:
Aqui foi de primeira, então creio que não haverá maiores dificuldades neste ponto. É só esperar pela instalação dos drivers na primeira vez, e pronto. Nas demais o Odin vai reconhecer o aparelho mais rapidamente. 
Detalhe: repare que dentro da caixa amarela irá aparecer a porta COM em que o seu aparelho está conectado, não necessariamente o valor que está na imagem.

5. Clique no botão "Start" para começar o processo. Não desligue o aparelho nem desconecte o cabo até que o Galaxy S2 reinicie. Isso é realmente muito importante.

6. Terminado o reboot, é recomendável restaurar seu aparelho para as configurações de fábrica, para que não sobre nenhum vestígio do hack. Aqui isso fez com que o sinal WiFi, que a princípio havia ficado mais fraco, voltasse ao normal. Então é altamente recomendável realizar esse procedimento.

7. Aproveite sua nova stock ROM. Repare que as customizações da operadora sumiram, e que no caso dos aparelhos comprados na Claro todos os aplicativos do Google estão exatamente onde deveriam estar.

Detalhe importante: se você realizou o procedimento de root antes de instalar a stock ROM, irá precisar fazê-lo novamente, pois a instalação de uma nova ROM, neste estágio de desenvolvimento, faz com que o root se perca. Mas não se preocupe, logo no início deste texto está o link para o tutorial passo a passo desse procedimento, que também é muito simples de fazer.

ROM alternativa: Caso queiram experimentar, já está disponível a internet a ROM da operadora Vivo. Eu ainda não testei, mas pretendo fazer isso em breve. É só seguir os mesmos procedimentos acima mas, ao invés de selecionar a stock ROM, selecionar o arquivo que você pode encontrar
AQUI. Lembrando que, assim como no primeiro caso, é necessário descompactá-lo para usar, também.
 

Tutorial: atualizando Motorola Defy com Android 2.3.3 Gingerbread oficial com MotoBlur (versão de testes)


É isso aí pessoal que adora o Motorola mais resistente de todos os tempos. Segundo o blog Vida Móvel, já está disponível o firmware oficial do Defy com a versão 2.3 do sistema Android, já com o MotoBlur e todas as customizações da Motorola instalados. Já faz um tempo que é possível instalar o Gingerbread no Defy, como eu postei anteriormente AQUI, mas é sempre melhor fazer o procedimento com uma ROM oficial, desenvolvida especialmente para o aparelho.
A instalação não é complicada, e não precisa do ROOT para ser realizada - já que se trata de uma firmware oficial. É só seguir os passos abaixo e sair para o abraço. Só lembrando que não me responsabilizo por danos causados ao aparelho, portanto só realize o procedimento se souber exatamente o que está fazendo!

1. Baixe e extraia o arquivo SPF presente no XDA-Developers. LINK.
2. Após extrair o arquivo, renomeie-o para gingerbread.sbf (atenção para a necessidade de colocar a extensão do arquivo como .SBF)
3. Baixe e instale o RSDLite
4. Utilize o RSDLite para instalar o arquivo .SBF através dos seguintes procedimentos:
4.1. Desligue o Defy
4.2. Segure o botão que aumenta o volume e religue seu aparelho
4.3. Se o aparelho não for reconhecido, baixe e instale os drivers da Motorola
4.4. Abra o RSDLite
4.5. Na parte superior da janela, clique no botão com os três pontos (...)
4.6. Selecione o arquivo .SBF que você extraiu, e clique em START
4.7. Espere até que a instalação termine
4.8. Quando o RSDLite pedir que ligue o aparelho, NÃO FAÇA ISSO. Ele ligará sozinho.
4.9. Quando o aparelho ligar sozinho, o Android 4.3.3 oficial já estará instalado. Agora é só correr pro abraço!

EDIT: Acabei de receber pelo Twitter uma mensagem, enviada pelo leitor @androiders_br, que dá conta de que essa versão do Gingerbread ainda não é a final, faltando ainda algumas coisas funcionarem para ficar tudo certo. Aparentemente a câmera, por exemplo, não está funcionando bem ainda. Ou seja, mais do que nunca, é melhor só instalar essa versão se você estiver 100% certo do que está fazendo. Se esta versão ainda é a de testes, eu pessoalmente recomendo a instalação da CyanogemMod 7, então, já que esta eu tive a possibilidade de testar pessoalmente e pude ver que está tudo ok, até onde pude ver. O link com o tutorial para a instalação dessa ROM está colocado no início desse post.

EDIT 2: Aparentemente não são todos os Defys que apresentam o problema com a câmera, que para de funcionar após a atualização. Já recebi mensagens de usuários cujos aparelhos ficaram muito bons após a atualização, e de outros que ficaram sem a câmera após o procedimento. Pelo que está sendo divulgado, parece que os aparelhos com a lente da câmera na cor verde estão enfrentando esse tipo de problema, já os donos de aparelhos com a lente da câmera na cor vermelha estão conseguindo atualizar o aparelho sem problemas. Como não estou com um Defy aqui para testar, só posso repassar o feedback que estou recebendo aqui. Portanto, fica o toque novamente: só faça o procedimento se souber exatamente o que está fazendo!

Justiça proíbe PROCON de autuar empresas sob argumento da essencialidade do celular


e o consumidor perde mais uma vez

E mais uma vez nós, consumidores brasileiros, somos prejudicados. E pelo Poder Judiciário do país! Legal, né? Você que já teve um telefone celular quebrado ou com defeito e precisou do serviço de uma assistência autorizada deve saber o quanto é estressante ficar na dependência dessas empresas. Os prazos de conserto já são, em si, absurdos - dá vontade de tirar o celular do dono da assistência e dizer para ele também ficar 30 dias sem telefone móvel, para ver se consegue.
E os caras ainda conseguem não cumprir este prazo, na maioria das vezes por uma falta de estrutura enervante, que faz com que os consumidores de todos os cantos do Brasil fiquem na dependência da fila de espera de uma única assistência centralizada, muitas vezes a milhares de quilômetros de distância. E se a peça que precisa ser trocada não existe no Brasil? Pode se preparar para mais desculpas, atrasos, brigas e discussões. Eu já precisei desse tipo de serviço algumas vezes, e muito raras foram as oportunidades em que não precisei brigar com os responsáveis pelas assistências. Será possível que alguém acha esse tipo de serviço bom? Será possível que alguém realmente acredite que o consumidor precise passar por isso tudo para ter consertado um bem pelo qual pagou, e não pouco? Pois é, existe. E infelizmente, o cara é juiz. O que significa que nós, consumidores, nos demos mal, para dizer o mínimo.

Quem parece nunca ter tido problema para arrumar seu telefone móvel é o juiz substituto da 9a Vara da Justiça do Distrito Federal, sr. Alaôr Piacini. Isso porque ele não apenas declarou nulas todas as autuações que o PROCON havia feito às fabricantes e operadoras móveis, com base na tese da "essencialidade do telefone celular", algo ainda em julgamento, como proibiu o órgão e seus equivalentes de realizarem novas autuações. A pena para quem resolver defender os direitos do consumidor? 2 mil reais para cada nova notificação. Os PROCONS e demais órgãos de defesa do consumidor ainda ficaram obrigados a publicar, em seus sites, a decisão judicial, deixando bem claro a todos os consumidores que eles estão, novamente, desprotegidos, e que caso precisem realizar reparos em seus aparelhos móveis precisarão enfrentar, novamente, a mesma guerra que o sr. juiz Piacini aparenta entender ser justa, em sua decisão. Concordo que a tese da "essencialidade do telefone celular" ainda está em julgamento, e que por conta dessas contingências da justiça brasileira que só juízes e advogados sabem explicar - ou nem eles, algumas vezes - pode ser que não seja aprovada. Mas proibir os PROCONs e demais órgãos de defesa do consumidor de cumprir o seu dever é algo que deve ser, no mínimo, muito lamentado.

Tela Touch screen do celular quebrou – O que fazer?


Diferente das telas normais, os modelos touch screen são duas vezes mais frágeis que as telas mais simples, aliás, pode ser ainda mais do que imaginamos, por isso, todo cuidado é pouco e, qualquer descuido, a dor de cabeça pode ser muito grande! Para ser sensível ao toque, a tela também tem que ser muito sensível para conseguir captar os movimentos realizados pelos dedos, sendo assim, ao quebrar uma tela dessa, você terá que desembolsar bastante dinheiro para consertar, dependendo do modelo do celular.
No caso do iPhone 4, por exemplo, a tela touchscreen, com o LCD, mais o vidro, fica em uma faixa de R$ 230. Esse foi o preço mais relevante encontrado no MercadoLivre, entretanto, pode ser que haja variações de preços, tanto para menos quanto para mais.

O que fazer?

Não existe, infelizmente, conserto para uma tela touch screen quebrada. Na maioria das vezes, as lojas não oferecem, sequer, garantia para esse tipo de problema, classificando-o como mau uso. A solução, porém, é comprar uma nova tela touch screen. Se fosse simples assim seria tudo muito ótimo, certo? Pois é, seria sim, mas existem muitos modelos de celulares no mercado brasileiro que você não encontrá peças avulsas para ele, neste caso, se o seu celular estiver no meio desses, será praticamente impossível encontrar uma tela touch screen nova para ele.
De qualquer forma, você pode fazer uma pesquisa detalhada sobre o seu celular e todas as peças que são vendidas dele no MercadoLivre: http://mercadolivre.com.br. Tente digitar o nome do seu aparelho e coloque também Touch screen, assim ficará mais fácil encontrar uma tela nova para seu celular.

Assistência técnica

Existem milhares de assistências técnicas de aparelhos móveis no Brasil, e nelas é muito mais fácil você conseguir encontrar um conserto para a tela quebrada do seu celular. Sendo assim, é muito mais viável ir até uma assistência técnica, do que comprar uma tela nova na Internet e depois ter que pagar para alguém instalar ela em seu celular.

Fabricante terá que ressarcir consumidor por celular quebrado


Empresa não conseguiu provar que defeito se deveu a mau uso do aparelho
O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou a LG a devolver para um consumidor o valor pago por aparelho celular que quebrou após seis meses de uso. A empresa deve ressarcir a quantia de R$ 799, corrigida monetariamente.

O problema apresentado não foi solucionado pela assistência técnica autorizada e a fabricante alegou que o aparelho apresentou defeito por oxidação da placa, decorrente de exposição à umidade excessiva. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, cabia à fabricante comprovar que o defeito não era de sua responsabilidade. No entanto, a LG não efetuou depósito judicial para a realização da perícia.

Uma vez não comprovado que o defeito se deu por mau uso, a turma julgadora determinou que a fabricante restitua ao consumidor a quantia paga pelo aparelho.A empresa de assistência técnica, Celular System, que também estava sendo processada, foi absolvida.

A 26ª Câmara de Direito Privado, porém, absolveu a fabricante LG com relação ao pedido de danos morais, por entender que o consumidor não chegou a passar “qualquer sofrimento ou humilhação, não parecendo a situação por ele vivida exceder os limites do mero aborrecimento”.(Da redação, com assessoria de imprensa).

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

iPhone 4, Nexus S ou Atrix: descubra qual deles é o melhor


Qual é o melhor smartphone do momento? O iPhone 4 sempre é apontado como um dos preferidos, mas é o mais antigo na disputa desse Laboratório Digital. Nem por isso, a tecnologia embarcada no produto da Apple deixa a desejar. O Atrix é o mais recente – e o único do teste que já traz um processador com dois núcleos. O Nexus S é a segunda investida do Google no mundo do hardware. A primeira, o Nexus One, não deu muito certo... Vamos a eles!

O teste começa pela parte mais visível: a tela. E aqui a escolha é difícil: os 3 modelos oferecem telas super sedutoras. O Nexus S e o Atrix oferecem telas maiores, com quatro polegadas. O iPhone 4 tem tela um pouco menor, com 3 polegadas e meia. Mas, o telefone da Apple é quem oferece a maior resolução, com 960 por 640 pixels. O Atrix vem logo depois, com 960 por 540 pixels, uma diferença pequena. Por último, o Nexus S, com 800 por 400 pixels. Ou seja, a tela do iPhone é a que oferece imagens mais nítidas, seguida bem de perto pela tela do Atrix. Então nesse quesito, a vitória ficou com o Atrix. Sua tela é maior que a do iPhone, e a resolução não é tão diferente assim...

Câmeras. Os 3 modelos oferecem exatamente a mesma configuração: 5 megapixels na traseira, com flash de LED, e VGA para a câmera dianteira.

No quesito armazenamento, quem fica na lanterna é o Nexus S. O aparelho oferece 16 giga. O iPhone oferece duas possibilidades, 16 ou 32 giga. O Atrix também vem com 16 giga, mas ele é o único que aceita cartões de memória. Com um cartão, ele pode chegar a até 48 giga de espaço.

No quesito conexões, o Atrix acaba na frente, já que ele oferece, também, mais conexões físicas. Além do mini-USB, o aparelho da Motorola também traz o HDMI. Ou seja, dá até para ligar na sua TV da sala.

Transformar o celular em um roteador sem fios é mérito do sistema operacional Android, que controla o Nexus S e o Atrix. Só que eles são ligeiramente diferentes. O Nexus S tem a versão mais recente, a 2.3. O Atrix, a 2.2. Não há grandes diferenças entre elas. Talvez a principal seja o teclado, que é maior e mais confortável no Nexus S. O que as duas têm em comum é que são mais rápidas que o iOS, o sistema operacional do iPhone. Mas, por outro lado, elas são um pouco mais complicadas: você se acostuma mais rapidamente com o iPhone e, em nossos testes, o telefone da Apple se deu melhor, por exemplo, no reconhecimento dos comandos de voz.

O coração de todo computador é o processador. E como esses aparelhos são quase computadores, o processador desempenha papel fundamental. Aqui, o Motorola leva vantagem folgada: é o único que oferece um processador com dois núcleos da mais recente geração. Além disso, ele oferece 1 giga de memória RAM, contra 512 mega dos outros dois. Isso, combinado ao Android, faz com que o Atrix seja, disparado, o mais rápido entre os 3. Em segundo lugar fica o Nexus S – que tem praticamente o mesmo hardware do iPhone, mas um sistema operacional mais leve.

Uso. Esse é um quesito um pouco subjetivo. Como dissemos, é mais fácil se acostumar com o iPhone: ele é mais intuitivo, mas o Android também não é nenhum bicho de sete cabeças. A Apple continua na frente no que diz respeito à variedade de aplicativos disponíveis na App Store. Mas, os Android têm a vantagem de rodar qualquer aplicativo: ou seja, não é preciso passar pelo crivo do Google para criar um programa que rode num celular Android. Mas, o iPhone tem um diferencial importante: sua tela continua a oferecer a maior precisão no toque. A diferença é pequena, é verdade, mas, passear pelas páginas da Internet é mais fácil no iPhone justamente porque esse toque é mais preciso.

Geralmente, o preço é um dos fatores de maior peso nas análises do Laboratório Digital. Mas, nessa edição, ele terá uma importância menor. Isso porque um dos modelos ainda não está disponível no Brasil. O Nexus S deve chegar em breve, mas ainda não está nas prateleiras do país. Imaginamos que ele não deve fugir muito da faixa dos outros dois que, desbloqueados, custam cerca de 2 mil reais.

Dito isso, chegamos à nossa conclusão. Pesando os quesitos técnicos, a escolha do Olhar Digital como melhor smartphone é o Atrix da Motorola. Com o processador mais moderno, mais memória RAM, mais conexões e com um sistema operacional super rápido, ele supera o Nexus S e o iPhone. Mas, vale o reconhecimento. O iPhone 4 já está no mercado há quase 1 ano, enquanto o Motorola acabou de chegar. Mesmo assim, o telefone da Apple não fez feio e ofereceu boa batalha. Já o Nexus S ficou para trás em dois quesitos importantes: a resolução da tela e a capacidade de armazenamento.

Além de ser o melhor smartphone, o Atrix ainda tem outras surpresas reservadas. O grande diferencial dele são os acessórios que o transformam numa central multimídia, ou então num laptop, usando o poder de processamento do próprio telefone. Na central multimídia existe uma saída HDMI para a conexão numa TV. Também podem ser conectados teclado e mouse Bluetooth, assim praticamente você monta um desktop. Um controle remoto ajuda a navegar entre as funções de vídeos, fotos e músicas. Mas se você preferir toda essa funcionalidade no formato de notebook, basta adquirir o lapdock por cerca de R$ 700. O conceito é basicamente o mesmo da outra docking station, porém nesse caso, a tela, touchpad e teclado estão integrados numa única peça e ainda existem portas USB, para conexão de periféricos externos.

Comprando um Hiphone – Problemas


Apesar dos benefícios de se ter um Hiphone, comprar (e levar) o modelo que você deseja pode ser um pouco complicado…
Como havia dito anteriormente, existe cerca de 200 modelos diferentes de Hiphone em todo o mundo, com aparência e recursos quase idênticos, embora fabricados por dezenas de empresas chinesas diferentes!
Obviamente não são totalmente iguais, cada modelo pode apresentar funções exclusivas, ou com maior ou menor qualidade, além de acessórios (bateria, fone de ouvido) diferentes.
Os hiphones vendidos no Brasil não vêm com manual. Apesar da desculpa de “ser um aparelho fácil de usar”, na verdade isso barateia os custos e permite vender os aparelhos “mais genericamente”. A prova disso é que quase todos os Hiphones, independente do modelo, vêm numa caixa azul escrito MP6/7/8/9/10/11/12 com a foto de uma gata chinesa.
Infelizmente os vendedores não se dão ao menor trabalho de sentar, usar o aparelho, descobrir suas reais funções e aí sim criar o anúncio. As informações são copiadas dos anúncios de outros vendedores (que frequentemente estão erradas) e as imagens retiradas da internet (frequentemente de modelos diferentes ao anunciado).
Imagine a confusão… Os 200 modelos existentes acabam virando 500 modelos fictícios… É um desastre!
E infelizmente com isso você pode ser enganado, não por má fé, mas por simples desinformação. Acha que está levando um aparelho quando na verdade é outro. O que fazer então?
Na loja, experimente digitar *#8375# na tela de discagem para ver informações como modelo [VERSION] do aparelho (este código pode não funcionar em todos os modelos).
Após digitar este código você poderá ver informações adicionais, como Fabricante, Modelo e Versão. Infelizmente estas informações não são evidentes como “Cesim V800″, então você terá que procurar no Google e rezar para encontrar alguma informação.
Comprando pela internet isso se complica, pois você teria que contar com a boa vontade do vendedor para digitar o código e te passar esta informação, mas não custa tentar.

Códigos de acesso do Hiphone Ching Ling


Esta é uma lista de todos os códigos de acesso para Hiphone que consegui e resolvi postar para quem estiver procurando.
Estão misturados códigos de modelos antigos e novos.
Atenção! O uso indevido de códigos de programação pode danificar ou inutilizar seu telefone!
SÓ USE SE SOUBER O QUE ESTÁ FAZENDO!!
Depois não diga que não avisei…
Informações gerais
*#06# – Exibe o IMEI
*#8375# – Informa marca, versão e número de série (novos)
*#9375# – Informa marca, versão e número de série (antigos)
*#33778# – Exibe o número de série
*#87# – Auto teste
Modo Engenheiro
*#3646633# – Modelos novos
*#663388# – Outros modelos
*#65289*# – Outros modelos
*#110*01# – Modelos antigos
Modo de Fábrica
*#66# – Modo de fábrica
*#987# – Modo de fábrica
*#987*99# – Restaura configuração de fábrica
Idioma
(Use se você fez besteira e deixou ele em chinês)

*#0351#+ Botão Discar – Muda idioma para português
*#0044# + Botão Discar – Muda idioma para inglês
*#0033#+ Botão Discar – Muda idioma para francês
*#0034#+ Botão Discar – Muda idioma para espanhol
*#0039#+ Botão Discar – Muda idioma para italiano
*#001# + Botão Discar – Muda idioma para inglês em modelos antigos
Se você possuir outros códigos TESTADOS e quiser contribuir é só comentar este post informando o modelo, o código e para que serve.
OBS.: Para certas funções é necessário a senha padrão do Hiphone. As senhas conhecidas são: 0000, 1122,  1234 ou 2233

Consertando “Marcação Não Permitida”

Este tutorial deve resolver o problema de “Marcação Não Permitida” para quem habilitou a opção “WLAN only”.
Meu Hiphone nunca deu esse problema, então não testei, mas usuários de fóruns estrangeiros confirmaram que resolveu o problema.
De acordo com os testemunhos, pode ser necessário colocar 2 chips no aparelho. Você pode tentar com um só, mas não garanto que vá funcionar…
O primeiro passo é desligar o Wi-fi, caso esteja ligado (no ícone WLAN).
Na tela de discagem digite o código de acesso ao modo engenheiro.
O código de acesso ao modo engenheiro varia de acordo com o modelo, o mais comum é *#3646633#.
Para outros códigos leia o post “Códigos de Acesso do Hiphone
No modo engenheiro, escolha RF Test Tool > GSM
Aparecerá uma mensagem avisando que o wi-fi será desligado, escolha OK.
Vá na opção Power Scan
Escolha a banda da sua operadora:
  • 900/1800: Claro, Tim, Oi
  • 850: Vivo
Pressione OK e aguarde o procedimento, pode demorar alguns minutos.
Conecte seu celular no computador pelo cabo USB mas não escolha nenhuma opção, apenas conecte.
Saia do modo engenheiro
Acesse Settings > Network Setup > SIM1 (ou SIM2) Network Setup > Preferred Mode
Escolha GSM preferred.
Aguarde uns 15 segundos e retire o cabo USB.
Desligue o telefone.
Após ligar o telefone novamente, você poderá fazer ligações.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Conserto de celular não deve passar de 50% do valor de um aparelho novo

 

Uso do aparelho celular está cada vez mais popular entre os baianos.
É preciso fazer as contas ao decidir entre um conserto ou um celular novo.

Os celulares estão por toda parte. Hoje em dia é fácil encontrar alguém que tem mais de um telefone. Só na Bahia, são mais 5,5 milhões de aparelhos. Mas, e quando o telefone quebra? Será que vale a pena consertar?
O principal cuidado que o consumidor deve ter na hora de consertar o celular é o de fazer as contas e ver se vale a pena investir no mesmo aparelho.
“Até 50% do preço de um novo é vantajoso ele reparar o equipamento”, Alberto Maia, comerciante.
Em uma loja de Salvador chegam a ser feitos mil serviços em celulares com defeito todo mês. Os comerciantes dizem que quem mais conserta celular são as pessoas mais conservadoras, que não acham tão importante estar com um aparelho moderno.

Seu celular está esquentando muito? Veja o que fazer

Elimine o desperdício
Uma solução bem óbvia é remover todos os recursos não essenciais para o celular. Fazendo isso, haverá um ganho de sua bateria, de processamento livre, memória e, consequentemente, seu celular irá aquecer menos.
Passo 1. Elimine processos de aplicativos – alguns aplicativos podem estar “vampirizando” toda memória ram de seu aparelho e ocasionando um grande aquecimento.
Para aparelhos com sistema Android, aplicativos essenciais são o Watchdog e oJuiceDefender. O Watchdog possui um excelente gerenciamento de processos, e o JuiceDefender muitos recursos para otimizar o consumo da bateria.
Para o iOS há o SBSettings e o gerenciador de Multitasking nativo do próprio sistema. O SBSettings necessita de jailbreak e permite que sejam deletados processos ativos, além de verificar quantos MB de memória RAM estão sendo consumidos. Além disso, Há uma opção de Free Up Memory que esvazia toda fila de aplicativos ativos.
Quanto ao Multitasking do iOS (para versões 4.0 ou superiores), pode-se remover os itens na fila do Multitasking clicando duas vezes em “Home” e, posteriomente, segurando nos ícones até aparecer o sinal de menos;

Desative conexões desnecessárias
Passo 2. Desative a Wi-Fi quando não estiver utilizando. O motivo é simples: quando seu aparelho está com o modo Wi-Fi ligado, ele passa a procurar pontos de rede ligados de modo síncrono;
Passo 3. Desative o Bluetooth quando ele não estiver sendo usado. Não está utilizando o bluetooth? Então pra que deixá-lo ativado? Ao deixar o Bluetooth ativado, você força seu aparelho a emitir o sinal de bluetooth constantemente;
Passo 4. Desative o plano de dados. Está usando o 3G ou EDGE? Se a resposta for não, então desative o recurso, ou o celular passará a tentar sincronizar constante com o plano de dados de sua operadora;
Passo 5. Desative as notificações das aplicações. O recurso é essencial para você? Se não for, então desative-as. O recurso de notificação muitas vezes procura dados online e realiza uma verificação constante de novas informações, provocando um maior consumo de seu celular;
Passo 6. Ajuste o brilho do visor. Se o display possui regulagem para brilho, procure deixar o menor brilho possível. Isso ajudará a reduzir a intensidade de energia gasta;
Passo 7. Desative o GPS. A não ser que você seja um turista ou precise de alguma forma visualizar sempre informações de localização, desative esse recurso e evite consumos desnecessários;
Passo 8. Evite widgtes ou background animados. Pode parecer bobagem, mas o excesso de widgets costuma ser um comilão de recursos, bem como um fundo de tela animado. Se você puder utilizar um background preto, melhor ainda. A cor preta é a cor que menos gera consumo de energia nos aparelhos mais modernos;

Matenha o aparelho em local arejado
Mais parece dica de alimento: “manter em local seco e arejado”. Porém, os aparelhos também precisam respirar. Seguem algumas recomendações:
Passo 9. Evite deixar seu celular constantemente no bolso ou em locais sem nenhuma ventilação;
Passo 10. De preferência, deixe seu aparelho sempre em locais que possam receber algum tipo de ventilação, direta ou indireta. Calma! Não é necessário um cooler ou um ventilador só para o seu aparelho. A dica só é válida para quando realmente você precisa utilizar o celular.
Por exemplo: vai ver um vídeo longo? Que tal deixá-lo em algum suporte com ventilação próxima? Vai jogar durante algumas horas? Evite deixá-lo sobre a cama ou qualquer outra superfície que não permita a dissipação de calor;
Remova a capa (case)
Passo 11. Remover a capa pode ser algo que você jamais queira fazer por ter extremo ciúme de seu aparelho. Porém, muitas capas, além de até arranharem seu aparelho (sim, há diversas capas pra iPhone que deixam marcas que nunca sairão), podem gerar um grande aumento no aquecimento do aparelho por dificultar a dissipação de calor.
Sendo assim, se você for daqueles paranóicos em manter seu equipamento sem qualquer arranhão, remova a capa pelo menos quando realizar atividades mais críticas, como abrir aquele jogo mais pesado, fazer um stream etc.